EMPREENDER

E SOLUÇÕES

Permanência da 9ª Superintendência da Receita Federal no Estado

terça, 03 de setembro de 2019

Perder a 9ª região seria um retrocesso para o Estado! Ainda mais por tratar-se de uma decisão política, com interferência direta da Casa Civil da Presidência, através do Ministro Onix Lorenzoni.

A ACIPS é a favor da permanência da 9ª Superintendência da Receita Federal em Curitiba!

Há alguns meses, teve início um processo de reestruturação da administração da Receita Federal. Uma das principais mudanças seria a diminuição do número de superintendências de dez para cinco. Assim, a região sul do país, que hoje conta com duas sedes (em Curitiba e em Porto Alegre) passaria a ter somente a superintendência no estado gaúcho. Esta ficaria responsável por atender toda a região sul do Brasil e o estado do Mato Grosso do Sul. Portanto, neste modelo, a estrutura que atualmente funciona em Curitiba deixaria de existir.

Esta situação tem mobilizado empresários e parlamentares paranaenses em defesa da permanência da estrutura na capital do Estado, alegando a sua grande relevância e volume de trabalho. Um estudo realizado pelo jornal Gazeta do Povo em julho deste ano, por exemplo, demonstra que na superintendência da 9ª Região (PR e SC) foram feitos 48,9 mil despachos de importação e exportação em portos marítimos entre janeiro e maio de 2019. No mesmo período, a 10ª Região (RS) fez 18,2 mil despachos. Além disso, a atuação da 9ª Região também tem maior volume de apreensão de contrabando e arrecadação de tributos federais.

Portanto, tendo em vista o trabalho que vem sendo realizado pela superintendência sediada em Curitiba, tendo em vista que o Paraná e Santa Catarina abrigam quatro dos principais portos do Brasil (com os maiores volumes de importação e exportação), tendo em vista que Foz do Iguaçu abriga o maior porto seco da América Latina, e tendo em vista que a 9ª região tem arrecadação superior à 10ª região, a Associação Comercial e Empresarial de Piraí do Sul se soma às demais entidades de classe paranaenses para tentar impedir essa possibilidade da retirada desse órgão do Paraná.

Precisamos nos posicionar! Vamos unir forças entre a classe produtiva, a comunidade e o poder público em favor do que é justo!

Kleber Sampaio Presidente da ACIPS

Fonte: